Qual a solução para o Brasil?

Bom dia meus  amigos,

Quero começar esta postagem de maneira diferente. Antes de tudo gostaria de dizer que não existe solução mágica para a diminuição das desigualdades e criação de um país mais justo para todos.  Tudo é uma questão de investimentos e prioridades a longo prazo. Para termos um Brasil de todos é preciso investir corretamente na formação do povo brasileiro.

Investi na educação, de maneira sistemática e em todos os graus de formação, vai culminar com redução das desigualdades. O conhecimento nivela as pessoas em um patamar equilibrado e dá chances iguais a todos. A importância da formação educacional vai muito além de um bom emprego, garante a formação de cidadãos pensantes, que conhecem seus deveres e cobram seus direitos.

No Brasil, temos 13 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, cerca de 8,7% da população acima de 15 anos. Ainda temos 27% dos adultos de analfabetos funcionais,  que conhecem letras e números, mas não sabem como as utilizar, não conseguem ler ou fazer contas.

A educação no Brasil sempre foi colocada em segundo plano e negada à grande parte da população. Essa falta de investimento é responsável pela lacuna no desenvolvimento social, econômico e político, que - aliás, é a base dos demais. 

Um povo que tem uma formação intelectual forte consegue avaliar cenários e escolher o que é o melhor para o seu futuro. Não cai na conversa de políticos que aparecem como "salvadores da pátria", ou daqueles que querem ganhar no "grito"ou com o capital financeiro (comprando voto). A população consciente vota por convicção, defende seus direitos e sabe o que quer para o seu futuro.

Nós vamos trabalhar muito e cada vez mais para um Brasil melhor e a solução é aplicar corretamente os recursos da educação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto