Junho vermelho: Hemopa precisa de doações de sangue

Nesta semana, o Hospital Ophir Loyola (HOL) notificou que as cirurgias seriam reprogramadas para novas datas em virtude baixo estoque de sangue no Estado. 

A Fundação Hemopa, responsável pela coleta,  informou que o banco de sangue está 40% abaixo da necessidades mínimas, o que obriga os hospitais a priorizar cirurgias urgentes,  ou seja, as que oferecem risco de vida.

O Hemopa recebe em média  200 doações por dia, quando o ideal seriam 300, o que gera 50% de déficit no estoque de sangue e ocasionam situações como estas do Ophir Loyola. 

Para tentar  aumentar o número de doadores o Hemopa aderiu ao Junho Vermelho, campanha que incentiva as pessoas a doar sangue e tornar essa prática um hábito. 

Para colaborar basta ser maior de 16 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50kg, não estar grávida ou amamentando, não ter tido hepatite após 10 anos de idade, ou doença de Chagas, ou ser portador de epilepsia, não ter feito tratamento dentário 72 horas antes da doação e não ser diabético. Os demais critérios são avaliados caso a caso no posto de coleta.

Faço o nosso chamamento, aos nossos amigos, para que procurem o Hemopa em seu município e façam a sua doação.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto