Maio Amarelo: por um trânsito mais consciente

É uma preocupação minha o problema da violência no trânsito. No Brasil, o número de mortes no trânsito tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer – aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. Até o fim deste ano, a meta é reduzir o número para 11 mortes por 100 mil habitantes. Pior do que os números é ver a perda nos olhos de uma mãe, ou esposo ou dos filhos. Isso é devastador.

Como médico ortopedista e traumatologista presenciei cenas de dor inimagináveis. A pergunta que fica é: vale à pena a imprudência de uma ultrapassagem perigosa à alegria e paz de toda uma família? O número de mortes é alarmante, mas quantos de nós convivem com pessoas que – infelizmente – convivem com algum tipo de sequela causada por acidentes?

O Maio Amarelo é isso. É uma campanha de conscientização para essa grave realizada que é a imprudência e a violência no trânsito. É uma forma de chamar a atenção para a segurança, durante todo este mês de maio. Utilizando uma fita amarela como símbolo, o movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.


Por que Maio Amarelo?

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto