Comissão que acompanha ações contra o zika no Pará visita o Evandro Chagas

A comissão parlamentar externa que investiga e propõe  ações de combate à epidemia de zika vírus e à Síndrome Congênita de Microcefalia esteve no Instituto Evandro Chagas (IEC), para coletar informações sobre a transmissão, ações e medidas que estão sendo tomadas para conter a pandemia  e evitar uma possível epidemia em nosso Estado.

A conversa que tive com Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, Diretor do Instituto Evandro Chagas e Fernando Silveira, Vice-diretor, permitiu traçar um panorama da doença e, principalmente, visualizar o real risco de uma epidemia no Pará.


Existe um alerta mundial para a doença que se alastrou em 69 países em um ano. Para se ter uma ideia da capacidade de dispersão do vírus, a dengue levou 20 anos para atingir esta marca. A ciência mundial tem feito um grande esforço para entender o zika e o o Instituto Evandro Chagas é referência neste estudo.

Para o Drº Pedro Fernando  (foto lateral) existe um risco de termos uma epidemia no Estado, e que medidas de prevenção são necessárias, entre elas, conter o criadouro do mosquito por meio de ações de saneamento básico para a população.

Eu sou presidente da Comissão de combate à epidemia de zika vírus que visa propor ações que permitam conter a proliferação dessa doença, que afeta principalmente nossas gestantes e recém nascidos, onde o vírus podem causar microcefalia e outras malformações congênitas nas crianças.

A comissão vai visitar as unidades hospitalares e conversar com os médicos, para ver a extensão real dos casos, são diversas as informações que me chegam que ha casos não relatados.

 Não podemos deixar que esta doença se espalhe.

Origem do zika vírus 

"O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda." - Site Instituto Evandro Chagas. 

Vacina

Há uma possibilidade muito forte, de que em um ano consigamos começar a fase de teste da vacina contra a zika virus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto