RAPS debate “A Encíclica Ecológica e Social do Papa Francisco”

Marcos Vinícius, Rubens Ricupero e eu
Na última terça-feira (29), participei do debate sobre “A Encíclica Ecológica e Social do Papa Francisco”. O evento foi uma parceria entre a Rede de Ação Política e Sustentabilidade - RAPS e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, onde o evento foi realizado.

A primeira parte aconteceu das 17h às 19h e discutiu os princípios norteadores da “Laudato Si”,  e como podem orientar o ecossociodesenvolvimento brasileiro e quais facilitadores a encíclica pode lançar sobre a sustentabilidade ambiental e a redução da pobreza.
A mesa debatedora foi composta pelo Cardeal Odilo P. Scherer, Rubens Ricupero (ex-ministro do Meio Ambiente e atual Secretário Geral da Organização Internacional para o Comércio, conselheiro da RAPS, Ladislaw Dowbor (economista, PUC-SP, Cátedra Ignacy Sachs para o Ecossociodesenvolvimento), Consuelo Yoshida (juíza, PUC-SP, Direito Ambiental), Giovana Girardi (jornalista especializada em meio ambiente).  O segundo momento foi a mesa redonda “O Compromisso Ético, Político e Econômico com o Meio Ambiente na ‘Laudato Si’.

Este debate é muito oportuno e vem de encontro um problema da sociedade moderna. Tenho apresentado diversos projetos que estão alinhados com a preocupação de preservar nossos recursos naturais.

 Veja alguns:

  • Maior infraestrutura para agricultura familiar em Santa Isabel do Pará
  • Incentivar a agroecologia e a agricultura orgânica na agricultura familiar;
  • Sessão Especial sobre a aplicação da Lei de Resíduos Sólidos no Pará.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto