Deputado Eduardo Costa quer lanches mais saudáveis nas escolas
No que tange à saúde, há muito já se diz: "Prevenir é melhor que remediar".
É por isso que apresentei projeto que regula as cantinas de escolas públicas e privadas da educação infantil, fundamental e médio paraenses para que ofereçam lanches saudáveis, adequados e seguros.
O objetivo é regulamentar o acesso ao lanche nas escolas, obrigando as instituições de ensino a incluir nos cardápios uma opção com maior variedade de frutas, verduras e legumes nacionais, como forma de incentivar uma alimentação mais natural e combater doenças que se iniciam ainda na infância, como obesidade infantil, gastrites, verminoses, doenças cardíacas, hipertensão arterial, anemia, cânceres e diversos outros tipos.
Uma pesquisa publicada na Inglaterra acompanhou cerca de 100 mil pessoas com câncer. O estudo mostrou que 45% dos doentes do sexo masculino e 40% dos doentes do sexo feminino tinham câncer devido a quatro fatores principais: fumo, álcool, obesidade e má alimentação.O estudo apontou que uma boa alimentação é aquela que inclui frutas, legumes e verduras. Muitas crianças, até recebem em suas casas uma educação alimentar baseada em hábitos saudáveis, porém quando chegam em ambiente escolar são confrontados com a falta destes alimentos.
O projeto de Lei prevê ainda a proibição da venda e a publicidade de produtos (no interior das escolas) com alto teor calórico, como: biscoitos recheados, balas, pirulitos, gomas de mascar; salgadinhos industrializados; frituras em geral; refrigerantes e sucos artificiais; pipoca industrializada; bebidas alcoólicas; alimentos industrializados que apresentem percentual de calorias provenientes de gordura saturada acima de 10% (dez por cento) das calorias totais e alimentos preparados com gordura vegetal hidrogenada.
Comentários
Postar um comentário