Afuá: Parque de Charapucu ganha nova demarcação

Mapa antigo do Parque
Durante o ano de 2014, assumi um compromisso com a população de Afuá: a de buscar uma solução para o Parque Ambiental de Charapucu.

A reserva foi criada em 2010 sem ouvir as famílias tradicionais, que vivem no local, o que prejudicou o modo de vida deles baseado na exploração sustentável dos recursos naturais.

No início de 2014, conversei com Ministério Público do Pará sobre a situação. Denunciei que a audiência pública na comunidade foi realizada em área que não corresponde à área de proteção ambiental e ainda que muitas pessoas que assinaram a ata da audiência não eram moradores da comunidade.

No final de 2014 e início de 2015, mantive contato com o senhor Crisomar Lobato, Diretor de Áreas Protegidas da DIAP/SEMA-PA, que me informou a minha assessoria, por e-mail, o seguinte:

"A situação da sobreposição do Parque Estadual Charapucu com a Assentamento Agroextrativista do INCRA está sendo coordenado pela 8ª Promotoria de Justiça de Castanhal / MP do Pará com a SEMA, INCRA e SPU. A solução da questão é a melhor possível para as partes, com a manutenção da Unidade de Conservação de Proteção Integral menor, não sobrepondo e nem impedindo a sobrevivência das famílias no entorno. Todos as trabalhos estão em andamento, com a próxima etapa é uma Consulta Pública em Afuá (2015). Saudações Ecológicas".

Quero agradecer a atenção do senhor Crisomar Lobato, a quem dispenso votos de estima e que mantenha o grande trabalho que vem desenvolvendo.

Está é uma conquista dos moradores de Afuá, que se organizaram e conseguiram a nova demarcação do Parque, que passou a ser uma reserva biológica e novos limites de demarcação, de aproximadamente 39 mil hectares, o que vai permite a volta a normalidade das 150 famílias que vivem em Charapucu.

Fico honrado e feliz por ter ajudado nesta  luta.

Comentários

  1. Esta luta foi coletiva, estivemos reunidos no local do parque CHARAPUCU, onde o Coordenador geral do SINTEPP DE AFUÁ, Prof. Dalcinei Monteiro juntamente com mais dois membros da atual coordenação e o companheiro Erivelton Miranda, fizemos várias reuniões no local, com os moradores da área do Parque, daí surgiram documentos fazendo as reivindicações para a SEMA e as comitivas de moradores que foram à Belém participar de reuniões na SEMA e MPE para discutir a questão. Agradecemos o empenho do nosso nobre Deputado EDUARDO COSTA PELO EMPENHO E DEDICAÇÃO NA CAUSA, isso mostra o compromisso de um parlamentar que põe seu mandato a serviço do povo. Grande abraço Dep. Eduardo Costa.

    Prof. Dalcinei Monteiro
    Coord. Geral do Sintepp de Afuá

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto