Operação Segurança Sem Limites leva ações de prevenção ao crime e de saúde ao município de Afuá

Agência Pará de Notícias
A operação “Segurança Sem Limites” continua no município de Afuá, arquipélago do Marajó, com o trabalho conjunto dos órgãos de segurança estaduais (Pará e Amapá), órgãos federais, além do apoio da Marinha Brasileira. A operação é uma ação criada pelo Conselho de Segurança Pública do Meio Norte (Comen) e uniu as Polícias Militar, Técnico-Científica, Rodoviária e Federal, Secretaria de Segurança Pública (Pará e Amapá), Marinha Brasileira, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), entre outros órgãos dos dois estados.
A Marinha também está com o navio Pará atracado no porto de Afuá prestando o atendimento médico com clínica geral e odontologia. Em média são 30 atendimentos por dia em cada especialidade. “Os serviços mais frequentes na área de odontologia são a extração dentária, restauração, instrução de higiene bucal, profilaxia e aplicação de flúor. A maioria dos casos que atendemos aqui podem ser evitados com a prevenção, por isso estamos nos dedicando bastante com as orientações, além da distribuição de escovas de dente, pasta de dente e fio dental”, explica o tenente Lauro de Souza, dentista da Marinha.
As equipes da Polícia Civil também já contabilizam as primeiras ações desde o município de Chaves até Afuá. “Nós tivemos a atuação de cinco órgãos da polícia judiciária civil, algo que dá ideia da grandeza da operação, pois temos mais de 10 agências de inteligência atuando de forma integrada para reforçar a presença do Estado nessa região do Marajó. Em relação à polícia judiciária, nós podemos pontuar que a Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis prestou um importante apoio com praticamente seis atendimentos de estupro de vulneráveis que ocorreram na zona ribeirinha do município de Chaves. A Dema (Delegacia de Meio Ambiente) em atuação conjunta com a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) e o Ibama também fizeram diversos levantamentos de serrarias que estariam funcionando de forma clandestina no município. Tivemos a atuação da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), que em Afuá só no dia 12, efetuou oito mandados de busca e apreensão. Nesta missão foram encontradas mais de 30 munições calibre 22, um simulacro de arma de fogo e em outra residência, mais de 10 petecas de pedra de oxi”, detalha o delegado Rodrigo Pagge, Superintendente do Marajó Ocidental.
Na Câmara Municipal de Afuá estão concentrados os serviços de emissão de documentos, como identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento e vacinação, que estão sendo feitos respectivamente pela área de prevenção social da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup) e pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Só no primeiro de dia de atuação, cerca de 160 novos documentos já foram emitidos no município.
“Essa nossa operação é um viés da cidadania para que não se faça somente apenas o trabalho repressivo, mas também a parte da prevenção, com documentação e palestras sobre temas como a infância. Nós estivemos em Chaves, onde foi feito um grande atendimento a todas as pessoas que nos procuraram e agora estamos em Afuá desenvolvendo esse trabalho, que leva carteiras de identidade, carteira de trabalho, as vacinações (hepatite B, gripe, antitetânica) e a parte da assistência jurídica voltada para a questão de certidão de nascimento, primeira e segunda via, pois muitas pessoas vêm com documentos que apresentam rasuras ou danos causados pelo tempo, que dificultam a leitura de alguma forma. Então fazemos esses procedimentos jurídicos, que são encaminhados para o cartório local para que ele emita a certidão sem nenhum ônus para o usuário. Então isto é muito importante porque reintegra o cidadão à sociedade”, explica o delegado Vicente Costa, diretor de prevenção social da Segup.
De acordo com a Segup, só em Chaves foram emitidos 590 novos documentos para os cidadãos, entre carteiras de identidade, certidões de nascimento e carteiras de trabalho. No mesmo local, a Sespa foi responsável pela aplicação de 133 doses de vacina antitetânica, 82 contra Hepatite B e 227 contra gripe.
Diego Andrade
Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto