Juiz não é Deus

"Juiz não é Deus". Aliás, nem juiz, nem Deputado, nem Prefeito, nem médico, nem policial, nem qualquer outro profissional. Ninguém está acima do bem e do mal. Todos devem se sujeitar às leis de um Estado de Direitos.

Na semana passada, um caso chamou atenção: a agente de trânsito, Luciana Silva, foi condenada a pagar R$ 5 mil  por danos morais ao juiz João Carlos de Souza. 

A servidora pública do Detran do Rio de Janeiro multou o referido magistrado por estar dirigindo sem habilitação e sem placa no carro. Na sequência, ele se identificou como juiz e a agente respondeu-lhe que "juiz não é Deus”. O que a agente de trânsito falou é um fato!

Para um conhecedor e guardião das leis, a resignação com a autuação (por estar sem o documento do carro e dirigir sem a carteira de habilitação) teria sido a atitude mais sensata, porém não foi o que aconteceu. Ele tentou o famoso "você sabe com quem está falando?”. 

No Brasil, temos muito deste comportamento. Quisera DEUS (o verdadeiro), que esta prática já fosse exceção.

Temos que acabar com este "conceito" de que as autoridades públicas estão acima das leis. Graças a Deus (novamente o verdadeiro), nosso país está evoluindo na Democracia, casos como o do juiz chegam à opinião pública e começam a despertar  à rejeição da população.

"O estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas, da separação dos poderes e dos direitos fundamentais."  - http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_de_direito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto