O GUERREIRO - Homenagem ao Dr. Jorge Netto da Costa


Ontem, 03, foi um dia  muito importante. Um dia de lembranças e saudades. Dia de lembrar  do  Dr. Jorge Netto da Costa, meu pai, que se estivesse em nosso plano completaria 83 anos.

Preparei um texto em homenagem a este grande homem, a quem tenho grande admiração e é meu exemplo de vida.

O GUERREIRO 

Certo dia, ao folhear as páginas de um livro encontrei uma frase onde o autor se referia a um certo personagem e o chamava de “guerreiro”. Fiquei pensativo e fiz, eu mesmo, o meu conceito sobre essa palavra. Guerreiro é aquele que tem tomado parte em guerras, portando-se com denodo. Mas, que guerra é essa que quero me referir? São as batalhas da vida, lutando pela sobrevivência, pelos nossos ideais.

Quero denotar aqui o meu personagem com o destaque de guerreiro. Lá pelos idos de 1945, um menino com jeito de rapaz começava a sua trajetória de estudante nas poucas escolas que havia em Capanema. Desde então, o rapaz destacava-se na sala de aula com suas notas “dez”.

O rapaz a quem me refiro chamava-se Jorge Netto da Costa. O jovem Jorge encarou os estudos como única solução para perseverar. Não demorou muito tempo para ele se tornar um dos mais novos acadêmicos em medicina.

Em 8 de dezembro de 1960, Jorge Costa exibia orgulhoso o diploma de médico, formado pela Universidade Federal do Pará, um dos primeiros interioranos a receber um canudo de doutor. Jorge trabalhou em Belém e em Macapá como profissional da medicina.

O menino que queria ser importante um dia, alcançou seu objetivo ao se definir pela carreira política, tornando-se prefeito de seu querido município, Capanema e depois foi representá-lo na Câmara Federal.

Ele deixou sua marca registrada na política de Capanema por concorrer e participar de eleições e não perder nenhuma batalha. Foi eleito prefeito pela primeira vez e concluiu o mandato de 1993 a 1996. De 1998 a 2000, assumiu uma cadeira na Câmara Federal como um dos representantes da bancada paraense, obtendo quase 50 mil votos. Quando todos esperavam que ele tivesse se desgastado e não concorreria mais a prefeitura, venceu a eleição em 2000 e em 2001 voltou a comandar o Poder Executivo em Capanema. Cumpriu esse mandato até o dia 31 de dezembro de 2004, sendo que em 30 de novembro pediu licença para tratamento de saúde. Aí começou a batalha de Jorge Costa contra a temível morte.

O destemido Jorge Costa representa para Capanema, um ícone da medicina e da política. Todo esse reconhecimento foi provado no dia em que a notícia de sua morte abalou a maioria dos moradores de Capanema. No dia 5 de janeiro de 2005 o coração do guerreiro parou às 10h20m

Doutor Jorge nos deixou, mas sua imagem de homem público permanece entre todos nós. Como sempre digo: “meu pai deixou o seu legado e nós os filhos daremos continuidade a tudo isso, pois como ele, optamos pela medicina como profissão”.
             
Jorge Netto da Costa

*03.09.1931 - +05.01.2005.

Comentários

  1. Professor da medicina, guerreiro e estadista, digno de todas as homenagens e honrarias. Adonias Pontes

    ResponderExcluir
  2. Professor da medicina, guerreiro e estadista, digno de todas as homenagens e honrarias. Adonias Pontes

    ResponderExcluir
  3. jardelmirodantasdesouza
    jardelmirodantasdesouza
    jardelmirodantasdesouza
    jardelmirodantasdesouza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto