Solicitado por Eduardo Costa, conscientização da afasia será debatida na Câmara Federal

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal aprovou solicitação do deputado Eduardo Costa (PTB/PA), para debater em audiência pública, a afasia, condição de saúde decorrente de lesões cerebrais, causado em geral pelos acidentes vasculares cerebrais (AVC’s).

Os principais efeitos da afasia nas pessoas são a desorganização da linguagem - podendo afetar a capacidade de expressão entendimento da linguagem escrita e falada -, bem como o comprometimento de áreas motoras dos indivíduos e como consequência, impõe diversos empecilhos no dia a dia, que podem acarretar inclusive isolamento social e depressão. 

Para Eduardo Costa, o debate, “bem como campanhas de conscientização, que possam levar a uma melhoria de vida destas pessoas são necessários no país”. Ainda segundo o parlamentar, também é importante a criação de uma data nacional específica, como o Dia da Conscientização da Afasia, para discussão desta condição, momento que as autoridades de saúde e a sociedade organizada somarão os esforços para o bem dos enfermos.

Somente na década de 80 que a recuperação e a reabilitação da afasia mereceram a atenção de maior número de afasiologistas e grupos médicos europeus e norte-americanos, que estudaram o efeito da terapêutica da fala nos doentes afásicos. Um dos tratamentos mais indicados para a condição é através da fonoterapia.

A audiência terá data de realização em breve, e serão convidados para debater a Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBF, Maria Cecilia Trenche; representada da Academia Brasileira de Neurologia – ABN, Gilmar Fernandes do Prado; representante da Rede Afasia Brasil – RAB, Mônica Kerr e a representante da Instituição Ser em Cena, Fernanda Pappaterra Limongi.


Confirma o requerimento aprovado, na íntegra: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2278458


Por: Assessoria Parlamentar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto