Covid: Baixo Amazonas tem situação de atenção e recebe monitoramento, com aumento de casos




O governo do Pará colocou a região do Baixo Amazonas, que engloba 13 municípios e que são vizinhos ao Estado Amazonas, em situação de bandeira vermelha, devido ao aumento exponencial de casos de Coronavírus na região e que já tem pressionado o sistema de saúde, que sofre com falta de equipamentos, insumos e até pessoal.

Parlamentares, como o deputado Federal Eduardo Costa, que é médico e coordena, no Estado do Pará, o Comitê de Crise Covid-19, instituído no Congresso Nacional pela Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX) e é Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, além de, membro da Unite Network - rede global de parlamentares direcionados às políticas públicas de saúde de doenças infecciosas e raras -, monitora e contribui com a identificação de parceiros nacionais e internacionais para dar suporte às ações emergenciais em relação a situação, junto ao governo do Estado, de ministérios envolvidos no esforço de ajuda e organizações governamentais e da sociedade civil, nacionais e internacionais.

A tentativa é evitar que relatos como observados na capital do Amazonas, Manaus, se repitam nestes municípios, com o colapso da rede de atendimento de saúde, com a falta de oxigênio e outros insumos vitais para os infectados com Covid.

Representantes destes municípios já vem relatando problemas nestes abastecimentos e em conjunto, estão realizando constantes levantamentos, para que se saibam as reais necessidades, para atendimento emergencial dos órgãos de governo.

Helder Barbalho, governador do Pará esteve na região e divulgou algumas ações que já estão sendo tomadas, como o envio de 900 cilindros de oxigênio para Santarém, maior cidade da região e a disponibilização de 4 aeronaves (sendo 2 helicópteros), dedicados para o transporte de suprimentos e pacientes na Região e a reabertura neste sábado, 23, do Hospital de Campanha de Santarém, com 60 leitos.

Eduardo Costa elogiou a atitude resolutiva do Governador Helder Barbalho, que durante a semana visitou a Região e reuniu com os prefeitos para identificar de imediato soluções e apoio aos municípios. Assim como, os prefeitos e vereadores da região, que estão se unindo e empenhados em ações que reduzam o impacto desta segunda onda da Covid, integrando esforços para que a população possa contar com atendimento, caso necessitem.

Boletim Sespa

Dados do Centro Regional da Secretaria de Saúde do Pará, deste sábado, 23, informa que momento a região oeste do Pará conta com 389 pacientes internados, tanto em leitos clínicos quanto de UTI. Há 150 pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus e 239 pacientes que testaram positivo para Covid nos 20 municípios das zonas do Baixo Amazonas e Tapajós.

Na sexta-feira eram 1.232 óbitos por Covid-19 na região. Esse número subiu para 1.246 mortes até sábado (23).

Sobre a FrenCOMEX

A FrenComex é um órgão suprapartidário do Congresso Nacional e conta com 204 deputados e 7 senadores.


Os coordenadores estaduais no Comitê de Crises da Covid-19 da FrenCOMEX atuam como um canal de diálogo e interlocução institucional, interagindo e convergindo esforços com os Poderes da República, corpos diplomáticos, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada não só do Brasil, como também de outros países parceiros, em busca de cooperação internacional.

No contexto da diplomacia parlamentar, o Comitê auxiliar o governo brasileiro no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus, buscando reduzir os impactos sociais, econômicos, políticas, institucionais e diplomáticos, durante e após a pandemia, em prol da recuperação e desenvolvimento.

Sobre a Frente da Saúde

A FPMS é um órgão suprapartidário composto por mais de 200 parlamentares entre deputados e senadores de vários partidos e presidida pela deputada Carmen Zanotto/Cidadania SC. O colegiado acompanha as matérias legislativas, atua para o aperfeiçoamento da legislação, apoia e incentiva projetos inovadores, fortalecedores e sustentáveis, capazes de melhorar e garantir uma maior operacionalidade do Sistema Único de Saúde e dos demais serviços suplementares relacionados à saúde dos cidadãos

A FPMS também atua como um canal de interlocução entre as instituições, interagindo e convergindo esforços com o governo federal e demais poderes, corpos diplomáticos, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. A Frente da Saúde auxilia ainda o governo brasileiro no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus, buscando reduzir os impactos sociais, econômicos, políticas, institucionais e diplomáticos, durante e após a pandemia, em prol da recuperação e desenvolvimento.

Sobre a Unite Network

A Unite Network é uma rede global independente e sem fins lucrativos de 127 membros do parlamento de 61 países . A UNITE está empenhada em garantir que nenhuma vida seja limitada por doenças infecciosas por meio de uma defesa política unificada. É uma instituição apartidária de parlamentares é dividida em 10 Capítulos Regionais, cada um deles presidido por um parlamentar que lidera a atividade naquela geografia.

Nos últimos anos, assumimos a missão de conectar nossos parlamentares às sociedades civis e às populações prioritárias com a missão de eliminar as doenças infecciosas como uma ameaça global!

https://unitenetwork.org/main/vision-and-mission/

Acompanhe a situação na região:

Dados de leitos

https://www.covid-19.pa.gov.br/public/dashboard/2e4b12cd-4e12-4aa2-9d7d-1e3cae29a65f?regi_o_de_sa_de=BAIXO%20AMAZONAS#theme=night

Boletim Covid-19

https://www.covid-19.pa.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto