Área de livre comércio para Tucuruí


Tramita na Câmara Federal projeto de Lei, de nossa autoria, que cria área de livre comércio em Tucuruí, município do sudeste paraense. A proposta, de número 4099/20, prevê isenções e benefícios fiscais para empresas por vinte e cinco anos, de forma a estimular a industrialização e o comércio regional. 

De acordo com o texto do projeto, vários fatores contribuem e possibilitam a implantação da área de livre comércio, como infra-estrutura física local, pois Tucuruí abriga a maior hidrelétrica totalmente brasileira, com 8 mil MW de potência instalada, vizinha ao polo mineral de Carajás,  além de sua localização, às margens do Rio Tocantins e de uma ampla rede rodoviária, que garantiriam o escoamento da produção. 

A criação da Área de livre comércio para Tucuruí tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento e redução das históricas desigualdades, atraindo investimentos e gerando postos de trabalhos em uma região estratégica para o país.

A proposta possibilitará que o município de 112 mil habitantes supere sua dependência dos setores econômicos primários, como o extrativismo vegetal, a agricultura, a pecuária extensiva e a pesca. Ele lembrou ainda a existência, de uma área de 133 hectares já prevendo a instalação de um polo industrial na cidade, que somada à construção de um moderno porto e a ativação da hidrovia Araguaia-Tocantins, serão elementos que contribuirão para a viabilização da área de livre comércio.

Atualmente, já se encontram implantadas no país quatro áreas de livre comércio, com uma em estágio preliminar de funcionamento, todas localizadas na região Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto