Pesquisadores são ouvidos em Comissão que analisa liberação do Canabidiol no país
A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 399/15, sobre medicamentos derivados da Cannabis Sativa, realizou audiência pública nesta terça-feira (29) para discutir o assunto com pesquisadores. O mais popular extrato da polêmica planta é o Canabidiol (CBD), um óleo para o qual suas recaem inúmeras indicações de uso, como para a imunologia,metabologia, neurologia, oncologia e até psiquiatria.
A proposta altera Lei Antidrogas e visa permitir a comercialização de medicamentos à base dos extratos, substratos ou partes da Cannabis em sua formulação e ficará condicionada à comprovação da eficácia terapêutica da medicação.
O uso medicinal do canabidiol precisa ser esclarecido e desmistificado junto à sociedade e também deve ser pacificado junto à comunidade médica, que atualmente ainda resiste às comprovações das pesquisas e estudos.
Sou o autor dos requerimentos que deram origem à audiência, que tem como objetivo: possibilitar a discussão e o acesso a informações científicas sobre os resultados do uso do canabidiol, além de dar subsídios às mudanças necessárias nas legislações nacionais para aperfeiçoar a regulamentação da cannabis medicinal e promover avanços nas pesquisas científicas e nos resultados dos tratamentos de doenças crônicas e graves.
Parlamentares, especialistas e professores de diversas instituições, como SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, discutiram as aplicações da substância, não só para uso medicinal, mas também gastronômico e sobre o potencial gerador de divisas econômico para o país, que já é comercializado em vários países.
A Comissão Especial ouvirá em uma série de audiências públicas, técnicos e especialista, e apresentará um relatório que será votado pelo colegiado, que por sua vez, será apreciado pelo Plenário da Câmara.
Veja aqui o vídeo completo do debate e entenda um pouco mais sobre este tema - https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/58198
Confira as mais sobre as minhas considerações no link
Com informações da Agência Câmara
Comentários
Postar um comentário