Julho Amarelo

O mês de Julho foi adotado como de luta e prevenção das hepatites virais. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites virais são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, sendo que o último é mais frequente na África e na Ásia. 

A falta do conhecimento da existência da doença é o principal desafio, por isso a recomenda-se que todos com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, em caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Durante todo o mês de Julho, a Sociedade Brasileira de Hepatologia vai alertar e divulgar informações sobre as Hepatites Virais. O Dia 28 de julho foi definido como data Internacional de Combate à Hepatites Virais.

Ascom do deputado Eduardo Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto