Eduardo Costa sugere cartão de vacinação em dia para que alunos possam ser matriculados

Do site PTB na Câmara 

Para estimular os pais a vacinarem seus filhos contra doenças como o sarampo, o deputado e médico Eduardo Costa (PTB-PA) sugere que o governo passe a exigir, por exemplo, que o cartão de vacinação esteja em dia para que as crianças possam ser matriculadas nas escolas.

O parlamentar manifestou sua posição ao comentar dados preliminares de 2018 divulgados pelo Ministério da Saúde que indicam que, dos 5.570 municípios brasileiros, 2.751 (49%) não atingiram a meta de cobertura vacinal contra o sarampo, que deve ser igual ou maior que 95%.

Os dados são ainda mais preocupantes nos estados que registram surto da doença no Pará, 83,3% dos municípios não atingiram a meta; em Roraima, o índice é 73,3% e, no Amazonas, 50%.

“Temos, no calendário de vacinação, duas vacinas que contêm essa imunização. Uma é a Tríplice Viral, contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – que é dada, normalmente, quando a criança completa 12 meses de idade. A outra é a Tetra Viral, que, além das três doenças que eu já citei, também imuniza contra a catapora”, destacou Eduardo Costa.

Transatlântico

O parlamentar ainda citou o caso ocorrido com os cerca de 9 mil passageiros e tripulantes do navio MSC Seaview, que tiveram de ser vacinados contra sarampo no Porto de Santos (SP), após tripulantes terem contraído a doença. Exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram que seis funcionários do transatlântico foram infectados.

“É necessária a conscientização das pessoas por meio de programas de publicidade que orientem sobre o risco e o problema que é não deixar seus filhos serem vacinados na idade correta. Essa preocupação tem que existir e tem que ser, também, de responsabilidade dos municípios onde ocorrem essas vacinações”, declarou.

Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita e informações da Agência Brasil Foto – Jotaric





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto