Publico a nota da Dra. Mylene Costa, presidente do PTB de Castanhal, sobre a situação da educação pública no município.


NOTA PÚBLICA
Como cidadã, tenho acompanhado com preocupação a gestão municipal acerca da educação e de toda a atual problemática referente aos professores.
Supondo serem reais as informações de déficit da PMC, em especial as de natureza previdenciária, é certo que uma administração competente deve priorizar cortes em áreas diversas, deixando por último, e apenas se extremamente necessários, ajustes na saúde e na educação.
Infelizmente, os fatos têm mostrado que a atual gestão possui dificuldades em dialogar de maneira franca e serena com o Legislativo, dificultando ainda mais a busca por soluções efetivas e, sobretudo, justas aos servidores.
O Nobel de Economia Arthur Lewis ensina que "educação nunca foi despesa; sempre foi investimento com retorno garantido". Partindo dessa premissa, é completamente desarrazoado admitir retrocessos na forma de remunerar os já penalizados professores, sejam efetivos ou temporários.
O equilíbrio fiscal não é um fim em si mesmo e jamais deve se dissociar do equilíbrio social, cujo vetor maior é a educação de qualidade, só possível com docentes qualificados e dignamente remunerados.
Tudo isso me leva a concluir que o conflito em questão deve ser analisado sempre no sentido de se buscar a melhor solução, sem prejuízo à tão precária situação dos alunos em Castanhal.
Mylene Costa
Médica e Presidente do Diretório Municipal do PTB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto