Alepa realiza seminário sobre recursos para programas socioambientais

No próximo dia 06, a Comissão de Estudos para obtenção de recursos externos à implantação do programa de tratamento de resíduos sólidos da Alepa realiza o “Seminário sobre linhas de crédito do BNDES”. O objetivo é a implantação de programas socioambientais nos municípios paraenses. A programação será realizada às 14h, no auditório João Batista na Assembleia Legislativa.

O evento promovido pela comissão, cujo presidente é o Deputado Eduardo Costa, é fruto do relatório da comissão externa, destinada a acompanhar e propor ações de combate à epidemia de zika vírus e à Síndrome Congênita de microcefalia. Identificou-se que faltam recursos para combater o mosquito transmissor no nascedouro, ou seja, ações ambientais.

O relatório da comissão também indicou que era necessário buscar linhas de crédito às prefeituras paraenses, que foram conseguidas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Um dos maiores problemas para o fim dos lixões e para implantação de programas socioambientais nos municípios paraenses é a falta de recursos e linhas de crédito que possam viabilizar os projetos”, destacou o presidente da Comissão, deputado Eduardo Costa.

Ações no âmbito ambiental são eficazes na prevenção de doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já destacou que a cada R$ 1 gasto em tratamento de esgoto poupa-se R$ 4 em tratamentos de saúde. Lixões a céu aberto, por exemplo, atraem ratos, mosquitos e outros animais que são hospedeiros de doenças transmissíveis aos seres humanos.

Os técnicos Anderson Marques e Ângelo Fucks, ambos do BNDES apresentarão aos prefeitos paraenses as linhas de crédito disponíveis para as cidades, orientando sobre o preenchimento de propostas e prazos de aceitação e liberação do dinheiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto