O impacto da Usina de Belo Monte

Nesta quarta-feira, 25, o jornal Bom Dia Pará exibiu matéria que retrata impactos ambientais e sociais da implantação da Usina de Belo Monte no Pará, no município de Altamira.

Na reportagem nomeada "MPF recomenda à Norte Energia a retirada de 62 famílias que vivem em situação de risco", mostra que a construção trouxe muitos impactos diretos e indiretos na vida das pessoas.


Quero ressaltar, que sou a favor de projeto que desenvolvam o nosso Estado, mas estes devem vir com critérios. Sugiro que antes que órgãos federais e estaduais autorizem obras de grande impacto social,  seja feito uma pactuação clara. Por exemplo: no caso de Belo Monte, além dos estudos ambientais e compensações naturais e inerentes ao projeto, seja critério, que um bairro da cidade (de menor Índice de Desenvolvimento Humano), seja revitalizado e urbanizado. Seria uma contrapartida social obrigatória 

Compromissos sociais, fiscalização efetiva e compensações ambientais vão garantir que grandes projeto venham para o nosso Estado e deixem um legado positivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto