Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2016

Audiência Pública sobre o IASEP

Imagem
Na última quarta (24), estivemos no Ministério Público do Pará, juntamente com representantes do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado-IASEP, Médicos conveniados, Servidores Públicos e Sindicatos representativos das categorias. O objetivo foi ouvir os servidores sobre a situação do Instituto. A reclamação dos usuários foi sobre a dificuldade de conseguir atendimentos médicos e sobre as mudanças estabelecidas pela Lei nº 8.343, que altera as taxas e as regras sobre a inclusão de novos dependentes. Pela nova Lei, dependentes a partir de 18 anos passam a contribuir e pais não poderão mais fazer parte do plano. Saúde é um dever do Estado, conseguir uma solução conciliada, que contemple tantos os servidores é importante e fundamental. Defendo a preservação dos direitos dos funcionários públicos.

Eleições em Castanhal: as falsas acusações de Aluisio Paixão

Imagem
Caros amigos e amigas de Castanhal,  Minha família foi vítima de falsas  acusações feitas por um pseudo jornalista, que  é funcionário da Assembleia Legislativa do Pará e recebe 9.680, 00 (nove mil, seiscentos e oitenta reais) e, se diz isento para comentar sobre as eleições de Castanhal.  Só para saber, candidato adversário do prefeito Paulo Titan, que tem como vice Dra. Mylene Costa (minha irmã), tem apoio do jornalista. Gravei este vídeo para esclarecer sobre a realidade do empréstimo ao Hospital São José e as falsas acusações feitas pelo dito jornalista. Não podemos ir para o vale tudo na política, temos que ter respeito. Veja o vídeo e conheça a verdade.

Ficha limpa pode estar ameaçada

Imagem
Recentemente, uma decisão muito polêmica, adotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), retira competência de Tribunal de Contas para julgar contas de prefeito. A responsabilidade passa a ser do Poder Legislativo. Antes, prefeitos que tivessem contas rejeitadas por decisão do Tribunal de Contas Municipais (TCM) se tornavam inelegíveis e eram enquadrados na Lei da Ficha Limpa.  Pela decisão, o TCM passa a dar o parecer favorável ou contrário, que será analisado pelas Câmaras de Vereadores, que decide se torna o prefeito inelegível ou não, de acordo com a aprovação ou não das contas. Na prática, isso enfraquece a Lei da Ficha Limpa. Nas Câmaras de vereadores o julgamento se torna mais político e menos técnico.  Os prefeitos mantém a maioria nas Câmaras, pois são os ordenadores de despesas e são eles (prefeitos) que liberam recursos e  emendas para os vereadores. Ainda há tempo de contestação junto ao STF  e precisamos rever está decisão.

Reunião discute a segurança pública em Castanhal

Imagem
Nesta terça-feira (16), foi realizado na Alepa reunião sobre a segurança pública em Castanhal. Estavam presentes representantes do aparato de segurança do Governo do Estado, a quem cabe a responsabilidade principal. O Governo do Estado é quem executa  ações de segurança, com o policiamento ostensivo e preventivo, feito pela Polícia Militar e as investigações com a Polícia Civil. Entre as críticas da comunidade castanhalense, que esteve presente, estavam a falta de um maior efetivo e de motos e carros para o policiamento. Na verdade, estamos vivendo um aumento da violência em todo Pará, sem que o Governo do Estado consiga dar uma resposta adequada para a população. Eu coloquei o nosso mandato a disposição, inclusive disponibilizando emendas parlamentares para compra de equipamentos.  

Pará registra 5.344 casos de dengue em 2016

Imagem
O Pará registrou 5.344 casos de dengue, 163 de zika e 170 de febre chikungunya entre 1° de janeiro e 8 de agosto deste ano, segundo o 11º Informe Epidemiológico de 2016, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre as ocorrências confirmadas das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Dos municípios paraenses com maior ocorrência de dengue, Belém continua a liderar o ranking, com 517 casos confirmados. Em seguida vêm Dom Eliseu (com 423), Alenquer (421), Itaituba (406), Oriximiná (297), Marabá (276), Pacajá (219) e Tucuruí (215). Em todo o estado não houve registro de mortes por nenhuma das três doenças em 2016.  Para a confirmação de óbitos é necessária a investigação epidemiológica com aplicação do Protocolo de Investigação de Óbito do Ministério da Saúde, que prevê exames específicos em laboratórios credenciados do estado, como o Laboratório Central (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC) – preconizados pelo Programa Nacional de Control

Obesidade dispara entre adolescentes em Belém

Imagem
Entre os 20 alimentos mais consumidos em Belém pelos estudantes de 12 a 17 anos, os refrigerantes estão entre os sete primeiros, bem à frente das frutas e das verduras que aparecem na rabeira dessa lista. Também é alta a proporção de doces e produtos industrializados no cardápio diário desses jovens. Foto: Igor Mota (O Liberal) Outra curiosidade na análise dessa dieta, é que em nenhuma outra capital do País se consome tanto café como em Belém. Não à toa, um a cada cinco meninos e meninas (18,3%) estão com excesso de peso e 8,3% já são considerados obesos. Os dados são do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo recorte da capital paraense, foi divulgado, com exclusividade, a O Liberal. O estudo apontou que no topo da dieta dos adolescentes belenenses está o arroz, consumido todo dia por 75,7% deles. Em segundo aparece o café, anotado como o alimento predil

CASTANHAL: ELEIÇÕES 2016: Após dizer um sonoro não aos Tucanos Mylene Costa resolve aliar-se ao PMDB de Paulo Titan

Imagem
Cortejada por adversários do atual gestor, os quais supostamente ofereceram "mundos e fundos" para que a mesma enverasse para seus ninhos, os emissários esqueceram de que a pessoa com quem tratavam dessa situação é uma médica de boa índole, de família de conduta ilibada e acima de tudo cumpridora de seus compromissos e honrada como profissional e mulher, que a única coisa que queria é que seus projetos em prol das comunidades carentes fossem prioridades. Mas bastou uma simples conversa com o atual gestor do Município, que prometeu acatar sugestões de sua plataforma de Governo e efetivá-las ainda nesta gestão muitas das quais analisadas e discutidas com famílias carentes de diversas comunidades do Município, a maioria periféricas e ressentidas do poder Público, para que a mesma desse carta branca para que seu partido fechasse questão e se unisse ao projeto que buscará o 5º Mandato do atual gestor, portanto o PTB caminhará ao lado do PMDB e mais os partidos que já fechar

Pará possui 04 cidades entre os 10 piores IDHs do Brasil

Imagem
Quatro cidade paraenses estão entre os dez piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. A cidade de Melgaço, no Marajó, e o município brasileiro com o menor IDH do Brasil, com um índice de 0,418. O IDH mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida  da população. Quanto mais perto de 1, melhor o desenvolvimento e melhores condições da população. O Pará ainda está neste triste ranking com os municípios de Chaves, Bagre e Cachoeira do Piriá.  O Marajó tem duas cidades que aparecem na pesquisa.  Ter o nosso Estado com 40% das cidades com o pior IDHs do Brasil é um reflexo da falta de investimentos adequados do poder público. Está atento a situação de seu município em relação a falta de estruturas básicas de vida é um dever de todos e que deve refletir nas escolhas que faremos em outubro.