Pará 2030: Deputado Eduardo Costa conhece projeto de implantação de porto em Abaetetuba

No último dia 12/07, estive em reunião com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Dr. Adnan Demachki, em seu gabinete na SEDEME, para apresentar uma proposta de implantação de um Complexo Multimodal no município de Abaetetuba que envolve a construção de um moderno Porto para escoamento, armazenamento e transporte de grãos, bovinos, inflamáveis e produtos industrializados. No mesmo projeto foi proposto a passagem da ferrovia Norte-Sul por dentro do Complexo Multimodal de Abaetetuba (CMA).

O Secretário Adnan Demachki disse não ter dúvidas sobre a posição geograficamente privilegiada do CMA, que apresenta um calado de 18 metros em seu ponto mais profundo e de 10 metros no ponto mais raso, além de estar naturalmente sobre um pedral. O projeto é de grande importância para o Pará 2030, pois resolve problemas com o escoamento de grãos e minérios oriundos do Porto de Miritituba e Carajás.

O Secretário também apresentou dois importantes projetos que estão contemplados no Pará 2030: a construção da Ferrovia Norte-Sul interligando os municípios de Santana do Araguaia e Barcarena passando pelo distrito de Morada Nova no município de Marabá. A primeira fase desta ferrovia sai do distrito de Morada Nova até o município de Barcarena e a segunda fase parte do distrito de Morada Nova, município de Marabá, até o município de Santana do Araguaia e a construção da Rodovia da Liberdade que pretende ser uma alternativa de entrada e saída da região metropolitana de Belém saindo da rua Perimetral no município de Belém até o município de Castanhal passando pela Alça Viária. 

Eu saí muito satisfeito da reunião e me coloquei a disposição do Secretário de Estado, Adnan Demachki, para que o Pará 2030 se torne um projeto de Estado e não de Governo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto