Deputado Eduardo Costa participa de audiência pública em Santarém

 Nesta quarta-feira (23), participei de audiência pública em Santarém, que discutiu a situação da educação no Baixo Amazonas, em especial nas comunidades ribeirinhas. Em uma ação realizada pela Assembleia Legislativa do Pará - ALEPA, por meio da Comissão de Estudo para Reforma do Ensino Médio.

A Comissão da ALEPA está coletando dados e propostas sobre a educação em nosso Estado, que será a base de um projeto de lei que possa contribuir com a reforma do ensino médio no Pará.

Entre as principais problemas relatados pelos moradores está a evasão escolar, que se dá pela falta de infraestrutura oferecida ao transporte dos alunos, pela falta de professores e as indicações políticas para o cargo. O preenchimento de lotações para cargo de professor temporários ocorre, muitas vezes, por indicação ou apadrinhamento político, em detrimento ao concurso público.

Outra situação é quando os profissionais da educação fazem concurso para uma região como o Baixo Amazonas, mas não querem ir para escolas da comunidade rural ou cidades menos desenvolvidas. Desejam ficar lotados em municípios polos das Regiões, quando não conseguem, pedem transferência na primeira oportunidade. O que abre vagas para os apadrinhamentos políticos.

Defendo a realização de concursos regionalizados. Ou seja, o professor faz concurso para o municipio tal, dividido em zona rural ou urbana. Assim, quando de sua aprovação e nomeação sabe onde vai ser lotado, criando vínculo com a comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto