Julho Amarelo: mês de combate às hepatites virais
O mês de julho é dedicado à prevenção e controle das hepatites virais (Julho Amarelo). Em todo o país há ações que se destinam a alertar e estimular a realização de testes para o diagnóstico precoce das hepatites.
A doença ataca o fígado e pode passar despercebido e levar anos para a pessoa notar que está doente. Um diagnóstico precoce garante o tratamento antecipado e evita a evolução da doença para uma cirrose, por exemplo. O teste de identificação de Hepatite é rápido, fica pronto em uma hora, e o pedido de exame pode ser feito nos postos de saúde.
No Pará, entre os anos de 2007 à 2014, foram confirmados 2.211 casos de doença do tipo B e outras 871 ocorrências da forma C. Só no ano passado foram 242 casos de hepatite B e 91 do tipo C. Em 2015, já foram diagnosticados 299 casos. O Ministério da Saúde estima que haja 800 mil pessoas estejam infectadas pelo vírus B e 1,5 milhão de pessoas pela hepatite C.
O diagnóstico e o tratamento das hepatites virais são direito de todo cidadão e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Exija o exame.
Previnir é o melhor remédio
ResponderExcluir