Belém dá fim ao lixão do Aurá

Nesta quarta (17), estive reunindo com o prefeito de Belém, para tratar sobre a desativação do   lixão do Aurá que ocorrerá definitivamente no próximo dia 5 de julho, quando  o município de Belém passará a utilizar o aterro sanitário de Marituba.

O fechamento do lixão atende ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e ao Termo de Ajuste de Conduta assinado em abril de 2013 com o Ministério Público Estadual. 

Durante a conversa coloquei duas grandes preocupações que tenho, uma referente ao processo de descontaminação do lixão do Aurá e outra sobre a situação dos catadores. O prefeito de Belém garantiu que a prefeitura busca o envolvimento dos catadores do Aurá neste novo momento, onde se busca fazer a destinação correta do lixo da capital e das pretensões de tornar o Lixão do Aurá em um  Parque Ambiental.

O lixo de Belém vai ser depositado na Central de Processamento de Resíduos de Marituba - CPTR/Marituba, por meio de um contrato firmado da Prefeitura com a empresa em caráter emergencial. Só Belém e Brasília (das capitais) ainda mantinham lixão a céu aberto.

Visitei a Central de Processamento de Resíduos de Marituba no início do ano (veja a matéria), quando comecei esta verdadeira cruzada para dar fim a estes lixões a céu aberto que envergonham o nosso Estado.

Na ocasião já tinha o "Aterro de Marituba" como uma alternativa viável para a adequação da Região Metropolitana de Belém - RMB à Lei dos Resíduos Sólidos. O prefeito Zenaldo me disse que espera a formação de um consórcio entre os municípios da RMB.

O Pará ainda possui diversos lixões - regulares e irregulares - instalados no Estado, ainda precisamos lutar muito para dá um fim definitivo à esta prática tão prejudicial ao meio ambiente e a dignidade humana.
Ainda vamos continuar trabalhando, buscando recursos e negociando com os prefeitos para dá fim aos lixões a céu aberto. Parabéns ao Prefeito Zenaldo por esta decisão importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto