CPTR Marituba: Uma solução para o lixo ?

No último mês publiquei uma coletânea de posts sobre o problema do lixo da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do município de Capanema.

Ressaltei, nas postagens, que temos um problema sério colocado nas mãos dos prefeitos. Um problema que vai desde a proliferação da miséria, chegando à saúde pública.

Recentemente, recebi (da empresa) uma série de publicações sobre a Central de Processamento e Tratamento de Resíduos de Marituba (CPTR), que é um empreendimento privado, localizado no KM 4, 5 da Alça Viária. A proposta da empresa (Guamá Tratamento de Resíduos Ltda., pertencente ao Grupo Solví) é oferecer Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Urbanos para substituir os aterros sanitários atualmente em uso nos municípios da RMB.

O folder enviado descreve o CPTR de Marituba. Que possui uma central de triagem do lixo, onde ocorrerá a separação dos resíduos, usina de compostagem, aterro sanitário impermealizado e com sistema de drenagem  do chorume e uma central de tratamento de gases. A Central pode receber vários tipos de resíduos, como: domiciliar, entulho, orgânico e etc.

A convite. Fui conhecer "in loco" o empreendimento  e tirar algumas dúvidas, tais como:
  • O CPTR pode atender outros municípios?
  • A questão do lixo Hospitalar ?
  • Há possibilidades de ampliação?
  • Como fica a área das células, após os 15 anos de "vida útil" ?
  • Como é processado do chorume?
  • Estão preservados os lençóis freáticos, fauna e flora do local?
  • Como está a geração de emprego para o município de Marituba?
  • Quem fará a coleta?
Estou disponibilizando o material enviado, bem como foto das visita. Quantos as dúvidas elencadas, vou fazer outro post sobre ela (Para o texto não ficar longo).

Comentários

  1. Não consigo baixar o folder e as fotos, dá a seguinte mensagem:
    -Pin inválido
    Gostaria muito de ter acesso a estes documentos como faço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto