Treinamento e equipamento para as Guardas Municipais

No último de dia 16 o Senado aprovou o texto do Projeto de Lei Complementar 93/2014, que entre outros direitos, estabelece a possibilidade do porte de arma, estruturação da carreira e de atuar de maneira preventiva na proteção sistêmica da população, sendo que terão poder de polícia com a incumbência de proteger o patrimônio e a vida. Porém, sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica a das forças militares. 

Sem dúvida este é um avanço na proteção do cidadão. No Brasil, segurança e saúde, são problemas fundamentais e grandes desafios a serem vencidos pelo Estado, e que devem ser combatidos com as "armas" disponíveis.  A presença da Guarda Municipal, com poder de polícia, é mais um instrumento inibidor de ações delituosas.

Um ponto importante da aprovação deste projeto, e que ele acaba por demandar por um treinamento direcionado as novas incumbências desses agentes de segurança. Logo, os estados, como o Pará, devem auxiliar os municípios no investimento inicial para o treinamento e aquisição de equipamentos, quero lembrar ainda, que este investimento é muito bom para o Pará (por exemplo), pois, além de permitir a criação de mais uma força de segurança, o custeio dos Guardas Municipais é  atribuição das prefeituras.

Como Deputado Estadual, vou defender a criação de um fundo estadual especifico para equipar e treinar as Guardas Municipais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto