Eduardo Costa: Pará será um dos maiores beneficiados pelo Programa Saneamento Brasil Rural
Participei da solenidade de lançamento do Programa Saneamento Brasil Rural, nesta terça-feira (3), no Palácio do Planalto, com a presença de parlamentares, dirigentes de órgãos, Ministros e do Presidente da República.
O Programa, que está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Funasa, prevê investimentos da ordem de 219 bilhões de reais em 20 anos, para levar e ampliar serviços saneamento básico e água tratada para mais de 40 milhões de pessoas das áreas rurais que convivem com as decorrentes da ausência destes importantes serviços públicos.
Serão atendidos sete milhões de domicílios rurais por abastecimento de água; quatro milhões de domicílios com instalações hidrossanitárias (água e esgoto); nove milhões de domicílios rurais atendidos por esgotamento sanitário; e cinco milhões de domicílios rurais atendidos por manejo de resíduos sólidos.
O Estado do Pará, que possui um dos mais baixos índices de saneamento básico do país, será um dos grandes beneficiados pelo programa, com atendimento para áreas de assentamento, quilombolas, distritos rurais e indígenas.
Segundo o Instituto Trata Brasil, o país possui mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e quase 100 milhões sem coleta de esgoto e apenas 46% dos esgotos gerados nos país conta com tratamento adequado.
Comentários
Postar um comentário