EM ALERTA, HEMOPA CONVOCA DOADORES DE SANGUE
Com a chegada do novo ano, uma rotina ainda precisa voltar à normalidade: a doação de sangue. A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) faz um alerta quanto à baixa no estoque de sangue. O ideal era que, todos os dias, fossem coletadas 300 bolsas de sangue no Hemocentro Coordenador; no mês de dezembro a média foi de 120 unidades/dia e, ontem, dia 2 de janeiro, foram coletadas somente 80 bolsas.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, devido ao reduzido estoque, a Fundação já está priorizando atendimento, dando preferência aos mais urgentes. “O grande problema é que a demanda deve aumentar nos próximos dias. O número de cirurgias eletivas reduziu no final do ano por conta das festas, mas agora em janeiro tudo volta ao normal”.
O alerta é que os voluntários retomem a rotina da doação para que a instituição possa atender de forma satisfatória à população que precisa de transfusão. “Estamos passando por um momento delicado, mas isso pode mudar se as pessoas se colocarem numa posição solidária e virem doar sangue. Além da sede do Hemopa, temos duas Unidades de Coleta e também nossa Unidade Móvel que está até sexta está na Presidente Vargas, tudo para facilitar o acesso do doador”, ressalta Juciara.
Texto do site da Fundação Hemopa
Comentários
Postar um comentário