Maio Amarelo:. Só você pode construir um trânsito seguro


O Movimento Maio Amarelo é dedicado a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

No mundo todo, três mil pessoas perdem a vida  por dia nas estradas e ruas. No Brasil, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que mostram os dados de 2011 a 2015, foram 210 mil mortes no trânsito, cinco  por hora. Os principais atingidos são os nossos jovens  na faixa de 15 a 29 anos de idade.

Esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Os números do trânsito brasileiro mostram que estamos vivenciando quase uma guerra, termos uma morte a cada 12 minutos é uma tragédia. Valorizar a vida é um compromisso de todos. As ruas refletem nossa noção de civilidade, não podemos ter um nível tão alto de imprudência e a violência .

Conscientizar e garantir por meio de campanhas de sensibilização, como o Maio Amarelo, é uma forma de chamar a atenção para a segurança de todos e preservação da vida. Só você pode construir um trânsito seguro.
Por que Maio Amarelo?

 A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto