Deputado Eduardo Costa é autor de projeto que discute o destino final de pneus descartáveis.


O deputado estadual Eduardo Costa (PTB) é autor do projeto de lei n°11⁄2009 que dispõe sobre a coleta, o recolhimento e o destino final de pneus descartáveis. A justificativa para a criação do projeto é eliminar a presença de pneus em locais impróprios, que estão entre as principais causas das enchentes e da proliferação do “Aedes egypit”, mosquito transmissor da dengue.
Outro grande desafio é conter a sua queima criminosa. Ao ser queimado, o material libera dióxido de enxofre, um perigoso poluente que ameaça o meio ambiente e a saúde pública. A discussão do que fazer com o lixo doméstico, industrial ou hospitalar deixou definitivamente os círculos da elite para se tornar parte integrante da atividade política, cultural e econômica dominante do País.
“Mesmo sem pensar nos aspectos do impacto ambiental, o problema do lixo nas grandes metrópoles brasileiras esbarra ainda numa limitação territorial, ou seja, em breve já não haverá locais disponíveis para a armazenagem de detritos, como se faz hoje nos chamados lixões. Diminuí-los, portanto, é tarefa urgente que deve reunir toda a sociedade, consumidores, empresas e o poder público”, justifica o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto